7/07/2006

Família Piazzetta - A segunda migração



A segunda migração

Por motivo de trabalho, procurando melhores oportunidades, Francesco Piazzetta migrou mais para o sul, passando a residir no vizinho município de Pederobba, então já na província de Treviso. Não temos conhecimento do ano em que esta mudança ocorreu e se ele migrou sozinho ou em companhia de mais algum parente.No mês de Abril do ano 1866 se casou com Maria A. Segusino Verri, esta nascida em 03 de Agosto de 1844, no vizinho município de Segusino, província de Treviso.Maria A. S. Verri era filha de Giovanni Verri e Antonia Faccin — ele, segundo consta, nascido na região da Lombardia, descendente da conhecida família Verri, da cidade de Milão.Segundo relatos ouvidos de Francesco Piazzetta, a única lembrança que ficou da família Verri teria sido um conjunto de três talheres em prata, com o brasão nobiliárquico desta conhecida família milanesa, cunhados nos cabos.O pais de Maria eram proprietários de uma pequena pousada e restaurante às margens do rio Piave, no município de Segusino, onde serviam os inúmeros balseiros que, naquela época, percorriam o rio, levando principalmente madeira da província de Belluno com destino a Veneza.Francesco Piazzetta e Maria A. Segusino Verri tiveram nove filhos, todos nascidos em Pederobba, província de Treviso. Devido as precárias condições da vida vingentes no Vêneto de então, tiveram a infelicidade de perder quatro deles ainda crianças.

Assim nasceram em Pederobba (TV): Giovanna Antonia, Giuseppe Giovanni, Giovanni Battista, Giuseppe, Giuseppe Pompilio, Colomba Rosa, Noé, Augusta Aurora e Angelo.
Maria Verri faleceu em 29 de Dezembro de 1866, com a idade de 42 anos deixando Francesco viúvo com várias crianças para criar.

Nenhum comentário: