7/07/2006

Família Piazzetta - A chegada na nova terra



A chegada na nova terra
De trem foram até a cidade de Genova onde embarcaram com destino à América, como então era conhecido o Brasil. Depois de mais de trinta dias de viagem de navio para atravessar o Oceano Atlântico, finalmente chegaram na cidade do Rio de Janeiro, a capital federal do Brasil.

Como de praxe, foram instalados em alojamentos para emigrantes na Ilha das Flores, para cumprirem o período obrigatório de quarentena. Assim, após quarenta dias embarcaram no vapor Rio Negro com destino ao Porto de Paranaguá, destino final desta viagem e aonde chegaram no dia 14 de Outubro de 1890.
Em Paranaguá, Francesco Piazzetta hábil artesão, exerceu a secular atividade de família, trabalhando a madeira na construção de portas, janelas, assoalhos, forros e móveis entalhados. Também os filhos foram iniciados na mesma atividade.

Com a conclusão da estrada de ferro Paranaguá—Curitiba, Francesco Piazzetta com os seus filhos se transferiram para esta última cidade, capital do estado do Paraná, situada em um altiplano, a 990 metros sobre o nível do mar, onde as condições climáticas são muito semelhantes a aquelas da cidade natal no Vêneto.

Estabeleceram moradia na Colônia Água Verde, hoje bairro, o qual inicialmente pertencia à paróquia de Santa Felicidade, e onde já era muito grande, como ainda hoje, a presença de vênetos e seus descendentes.

Contatos: luizcpiazzetta@gmail.com

Nenhum comentário: