7/07/2006

Família Piazzetta - Viagem sem retorno Emigração



A viagem sem retorno - emigração
Como tantíssinos outros vênetos, no ano de 1890 Francesco Piazzetta, viúvo com cinco filhos, em face das difíceis condições de vida na Pederobba de então, com a falta de perspectiva de um futuro digno para os seus filhos, decidiu emigrar para o Brasil.Esta foi uma das decisões mais difíceis da sua vida que implicava em uma mudança radical a partir de então. De um lado, a difícil travessia do oceano desconhecido, com todos os possíveis perigos durante a longa viajem de mais de trinta dias.Também a falta quase total de conhecimento da terra que os esperava, o quase deconhecido Brasil, a terra prometida, com as suas decantadas maravilhas.
De outro lado, porém, a fé e a grande convicção de vencer, de serem livres em um país que se acreditava de grande futuro, onde poderiam construir uma nova vida.

Tomada a decisão, Francesco providenciou os bilhetes e os passaportes para a viagem. Colocou a venda os poucos bens que possuia, fazendo um pequeno capital que seria empregado na recontrução das suas vidas na nova Pátria.Ao partirem deixaram em Pederobba a filha primogênita e irmã Giovanna Antonia, então já casada com Luigi Viviani, a qual nunca mais voltariam a vê-la.
Assim, no mês de Setembro de 1890, Francesco Piazzetta e os filhos: Giovanni Battista com 19 anos, Colomba Rosa com 14 anos, Noé com 11 anos e Augusta Aurora com 10 anos, deixaram para sempre a sua querida terra natal para nunca mais voltarem.

Contatos: luizcpiazzetta@gmail.com





Nenhum comentário: