7/06/2006

Família Piazzetta - História e Imigração




A necessidade de emigrar

Sem pretender esgotar o assunto, este espaço foi idealizado como uma forma de homenagem aos meus antepassados e também, para ser um ponto de referência e auxílio para todos os descendentes dos numerosos ramos da família Piazzetta espalhados pelo mundo.
As dramáticas condições da emigração vêneta, principalmente aquela do final do século XIX, muito dificultam a pesquisa e o entendimento do nosso passado familiar.
Acreditamos que o conhecimento da nossa história familiar e também daquela coletiva, os fatores que ocasionaram esse verdadeiro êxodo, muito contribuirão para o nosso crescimento pessoal.
A situação social, política e econômica da região do Vêneto a partir dos últimos 25 anos do século XIX se tornaram insustentáveis. A fome, a pelagra e a falta de perspectivas de um futuro melhor, forçaram milhares de homens, mulheres e crianças a abandonarem para sempre suas cidades natais, seus familiares, emigrando definitivamente em busca de uma melhor sorte, esta na maior parte das vezes nada mais era que um trabalho digno, um pedaço de pão à mesa e um futuro melhor para os filhos.

O Brasil pela sua extensão, pelas facilidades proporcionadas no início do período migratório, se tornou desde logo no sonho da maioria daqueles emigrantes vênetos que procuravam um lugar para trabalhar e ganhar o pão de cada dia, um lugar em que pudessem ser donos das suas terras e livres para poderem criar melhor os seus filhos.

A difícil decisão de emigrar, as incertezas e os temores da viagem através do desconhecido oceano, as precárias condições a bordo, as inúmeras dificuldades encontradas ao chegarem na nova terra, marcaram profundamente a vida dos nossos antepassados, e estes sentimentos foram repassadas para nós seus descendentes, como uma forma de herança.

Para melhor situar o leitor no tempo, iniciaremos este relato a partir do ramo da família Piazzetta descendente do emigrante vêneto Francesco Piazzetta, que chegou no Brasil no ano de 1890. Lembramos, por outro lado, que este espaço está aberto para a divulgação de todos os demais ramos da Família Piazzetta, bastando aos interessados enviar-nos material para o endereço de contato que consta neste blog -
familia_piazzetta@yahoo.com.br
As duras condições de vida

Francesco Piazzetta contava que as condições de vida, no Vêneto daquela época, não eram muito diferentes de outras cidades daquela região do norte da Itália. O custo de vida era muito alto, principalmente para os mais pobres, sendo que faltava trabalho para uma grande parte da população. A perda das colheitas na região pelas desastrosas condições do clima, durante vários anos seguidos: seca, temporais de granizo, enchentes nas planícies e aluviões nas montanhas, fizeram com que a fome e a pelagra atingissem todo o Vêneto.
Os pobres agricultores, os trabalhadores rurais diaristas e os artesãos, sofriam muito mais, principalmente devido aos famigerados impostos sobre a farinha e sobre o sal, duas odiosas formas de penalizar sempre os mais fracos. Não viam eles uma possibilidade de futuro melhor na sua terra natal e a voz corrente era emigrar para a América, na época o tão decantado “el dorado”. Muitos dos seus vizinhos e amigos já tinham partido em emigração e isso contagiava a todos.

Finalmente, em 1890 Francesco Piazzetta, então viúvo e com cinco filhos para criar, em face das difíceis condições de vida na Pederobba de então, com a falta de perspectiva de um futuro digno para os seus filhos, decidiu emigrar para o Brasil. Ao partirem deixaram lá em Pederobba a filha primogênita e irmã Giovanna Antonia, então já casada com Luigi Viviani, a qual nunca mais voltariam a vê-la.


Assim, no ano de 1890, Francesco Piazzetta e os filhos: Giovanni Battista com 19 anos, Colomba Rosa com 14 anos, Noé com 11 anos e Augusta Aurora com 10 anos, deixaram para sempre a querida terra natal para nunca mais voltarem.

Contato: luizcpiazzetta@gmail.com



Visite:

www.fainors.com

FAINORS

http://fainors.blogspot.com

Associação Trevisani nel Mondo - Erechim

http://atmerechim.blogspot.com

Associação Bellunesi nel Mondo - Erechim

http://bellunesierechim.blogspot.com

Circolo Vicentini nel Mondo de Erechim

http://vicentinierechim.blogspot.com

Imigração Vêneta

http://veneti.blogspot.com

Imagens de Erechim - Passado e Presente

http://erechimimagens.blogspot.com

A Vista do Meu Ponto - Crônicas

http://a-vista-do-meu-ponto.blogspot.com/

Formaturas do Curso FAINORS

http://linguaitaliana.blogspot.com

Assembléias da FAINORS

http://assembleiasfainors.blogspot.com

Gioventù Veneta di Erechim

http://gioventuvenetaerechim.blogspot.com

A Mulher Vêneta no RS

http://mulherveneta.blogspot.com




Nenhum comentário: